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COMO EQUIPES INTERGERACIONAIS PODEM ENCANTAR CLIENTES E ALAVANCAR RESULTADOS

Equipes intergeracionais são equipes compostas por profissionais de diferentes gerações, com diferentes experiências e perspectivas. As gerações são definidas por um período em que as pessoas nasceram e cresceram e foram moldadas por eventos e tendências que aconteceram durante seu período de formação.


No mercado jurídico, as equipes intergeracionais são cada vez mais comuns, pois pela primeira vez na história temos quatro gerações diferentes ocupando o mercado de trabalho ao mesmo tempo, e essa condição tem sido desafiadora para os escritórios de advocacia e departamentos jurídicos.


Esse fato inédito se deve especialmente ao aumento da expectativa de vida útil das pessoas, afinal, com a evolução da medicina e até a diminuição dos benefícios previdenciários, os indivíduos permanecem aptos ao mercado de trabalho por mais tempo e ao mesmo tempo, necessitam dessa renda. Ao mesmo tempo, as novas gerações atingem a idade de trabalho e consequentemente buscam seu lugar no mercado.


Assim temos a concomitância de 04 gerações no mercado de trabalho, a saber:

  • Baby Boomers: nascidos entre 1946 e 1964;

  • Geração X: nascidos entre 1965 e 1980;

  • Geração Y: nascidos entre 1981 e 1995;

  • Geração Z: nascidos a partir de 1996.


Cada uma das gerações tem suas próprias características, valores e expectativas, o que gera o desafio atual para escritórios, empresas e líderes jurídicos: (i) entender essas diferenças; (ii) motivar esses times diversos; e (iii) integrar essas diferentes gerações na mesma organização.


De fato, há desafios para lidar com essa novidade, e muito ganhos!

Uma pesquisa da consultoria Deloitte intitulada "Diversidade e inclusão: a próxima fronteira para a inovação", realizada em 2022, com mais de 10.000 profissionais em todo o mundo, mostrou que empresas que têm uma cultura inclusiva e diversificada são mais propensas a inovar e a ter um desempenho financeiro melhor.


E no mercado jurídico não é diferente. Separei duas pesquisas focada nos profissionais do Direito sendo, uma pesquisa da Consultoria Mercer, datada de 2022, intitulada "Pesquisa global sobre gerações no mercado jurídico", realizada com mais de 1.000 profissionais de Direito em todo o mundo; e uma pesquisa realizada pela Thomson Reuters em 2021, que ouviu mais de 10.000 profissionais no mundo; ambas apontam que diferentes gerações no mercado jurídico podem complementar-se e criar uma força de trabalho mais forte e resiliente. Ao entender as diferenças entre as gerações, as empresas podem criar um ambiente de trabalho mais produtivo e inovador.


Com esses dados, resta claro que o time de colaboradores intergeracional é um ganho para a organização, desde que essa condição seja bem trabalhada, e esse meus amigos, é o desafio que os líderes estão enfrentando!


Por isso estamos aqui: para pensar juntos as melhores formas de aperfeiçoar esse time e quero ver também suas sugestões ou considerações ao final desse artigo!


A integração é a chave para o sucesso da equipe


Observe, os profissionais de diferentes gerações têm necessidades e motivações diferentes. Por exemplo, os profissionais da geração Baby Boomer valorizam a estabilidade e a segurança no emprego; já os profissionais da geração X, buscam a autonomia e o reconhecimento profissional; os da geração Y, apreciam o trabalho flexível e a oportunidade de aprender, inovar e crescer; e os colaboradores da geração Z, são adeptos às empresas que praticam a diversidade e a inclusão.


E todos são seres humanos que buscam socializar! Dessa forma os líderes atentos conseguem por meio de observação, pesquisas e entrevistas entender o que faz mais sentido para seu time e desenvolver formas de equalizar essa conta.


Uma arma muito poderosa para integração de qualquer time é a possibilidade de aprender juntos; tirando vantagem desse conceito, a organização pode promover workshops, grupos de estudos ou de mentorias cruzadas, além de treinamentos e palestras que promovam a cultura de inclusão e respeito.


Facilitar formas em que as gerações interajam trocando conhecimentos nas áreas de maior facilidade, é uma ação poderosa. Além disso, oferecer projetos colaborativos em que possam explorar as habilidades individuais e a diversidade de experiências é a chave para soluções assertivas já que a diversidade pode ser uma vantagem competitiva para as organizações, na medida em que permite que elas acessem uma gama mais ampla de talentos e perspectivas.


Note que as gerações foram moldadas pelas mudanças que viveram durante sua formação, e é dessa forma que podem contribuir positivamente com as suas experiências e diferentes visões de mundo.


Em linhas gerais, por exemplo, podemos afirmar que os profissionais da geração Baby Boomer, têm experiência e vasto conhecimento técnico jurídico, portanto, podem ser valiosos mentores e conselheiros para os profissionais mais jovens. Os profissionais da geração X, são versáteis e adaptáveis, podem ajudar as empresas a se adaptar às mudanças tecnológicas e regulatórias. Já a geração Y, é criativa e inovadora, esses colaboradores podem contribuir no desenvolvimento de novos produtos e serviços. Por fim, os profissionais da geração Z, são digitais e globais, podem impulsionar as organizações a se conectarem com clientes e parceiros em todo o mundo.


E todos esses talentos juntos podem encantar clientes, alavancar resultados e faturamento!


Veja esse exemplo: Imagine um escritório de advocacia que atende a um cliente que está enfrentando um processo judicial complexo em que seu cliente é uma montadora de veículos sendo processada por uma falha em um de seus carros ter promovido um acidente horrível.


Esse acidente teria tido grande destaque na imprensa e manchado a marca da empresa por negligência. A equipe jurídica do escritório é composta por profissionais de diferentes gerações, com diferentes experiências e perspectivas.


Um advogado da geração Baby Boomer, com anos de experiência na área, pode fornecer ao cliente insights valiosos sobre a jurisprudência e as tendências do mercado. Um advogado da geração X, com habilidades de resolução de problemas e pensamento criativo, pode ajudar a desenvolver uma estratégia inovadora para o caso ou uma forma alternativa de resolução de conflitos. E um advogado da geração Z, com experiência em tecnologia e mídia social, pode trazer conhecimentos que auxiliem no negócio do cliente, facilitando sua comunicação com seus consumidores a fim de recuperar e proteger a marca do seu cliente. Essa equipe intergeracional pode trabalhar em conjunto para desenvolver uma estratégia vencedora para o cliente em vários aspectos diversos.


Algumas dicas práticas de integração e entendimento entre as gerações:


  • Criar oportunidades para que os profissionais de diferentes gerações trabalhem juntos em projetos e equipes: isso ajudará os profissionais a se conhecerem e a aprenderem uns com os outros.

  • Promover eventos e atividades intergeracionais, como happy hours, eventos esportivos e atividades de voluntariado: isso ajudará os profissionais a se conectarem e a construir relacionamentos fora do ambiente de trabalho.

  • Oferecer treinamentos e workshops sobre diversidade e inclusão: isso ajudará os profissionais a entender as diferenças entre gerações e a trabalharem de forma mais colaborativa.


Alcance de resultados e encantamento de clientes


Quando times de diversas gerações estão motivados e integrados, eles são mais produtivos e engajados, sendo certo que notadamente esses times trazem perspectivas e experiências distintas, o que pode gerar insights valiosos para o desenvolvimento de estratégias e soluções inovadoras.


Além disso, um ambiente de trabalho inclusivo e respeitoso, que promove a interação e a troca de conhecimento entre gerações, contribui para o aumento da produtividade, da motivação e da satisfação dos seus integrantes.


Pessoas que trabalham felizes e sentem-se valorizadas transparecem essa satisfação aos clientes e stakeholders, times integrados e alinhados atuam de forma mais colaborativa e sintonizada. Como no exemplo acima, esse time vai além. Sendo certo que os colaboradores são os representantes da organização perante toda a sociedade e o fato de sentirem-se pertencentes ao escritório faz com que honrem e elevem os valores por este praticados.


Clientes que observam profissionais dedicados e qualificados confiam no time que representa o escritório, que passa a ter uma autoridade que transcende os sócios.


Quer ter uma marca forte e respeitada? Invista para que seu time se orgulhe dela!

Dicas finais para líderes que pretendem motivar diversas gerações


  • Seja um exemplo. Os líderes devem demonstrar motivação e entusiasmo para o trabalho.

  • Comunique-se de forma clara e eficaz. Use uma linguagem que seja acessível a todas as gerações.

  • Ofereça oportunidades de desenvolvimento e crescimento profissional. Isso ajudará os profissionais a se sentirem valorizados e motivados.

  • Crie um ambiente de trabalho inclusivo e respeitoso. Isso é essencial para promover a integração e o entendimento entre gerações.

Ao seguir essas dicas, os líderes podem criar um ambiente de trabalho que seja favorável ao desenvolvimento e ao crescimento de todos os profissionais, independentemente da geração a que pertencem.


Conclusão


Equipes intergeracionais são uma grata realidade do nosso mercado atual e sai na frente quem entender essa condição e tratá-la como uma oportunidade de diferenciar-se no mercado.


Isso porque, não basta ter profissionais de diversas gerações, é preciso ter um time intergeracional integrado!


O que você acha?


Você já trabalhou em uma equipe intergeracional? Quais foram os desafios e benefícios que você identificou?


Deixe seu comentário abaixo e compartilhe suas experiências e sugestões com outros leitores.


Até a próxima!


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