top of page

O DESAFIO DA LIDERANÇA!

  • Foto do escritor: Danielle Alves
    Danielle Alves
  • 16 de out. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 20 de nov. de 2020

É consenso que o bom líder inspira e leva ao sucesso o seu time, e consequentemente o oposto é verídico.


Muito é dito sobre o que é essencial ao bom líder: inspirar, orientar, delegar, treinar, ter empatia, conhecer os liderados, manter o espírito de equipe... Há diversos cursos e livros sobre liderança e mesmo assim, esse é sempre um papel desafiador!


O líder deve aprender constantemente e exercitar o autoconhecimento e a auto liderança.

Os gestores jurídicos comumente se deparam com o desafio da gestão de seu próprio tempo e das diversas atividades que lhe são atribuídas, como por exemplo, mas não somente:


  • Estratégias para atuar junto aos clientes

  • Processos de melhoria contínua

  • Produtividade própria e da equipe

  • Inovação, entre outras necessidades


Ocorre que, muitas vezes, bons profissionais, tecnicamente acima da média recebem a atribuição da liderança de uma equipe, sem treinamento e com a difícil (ou impossível) missão de multiplicar-se em seus liderados.


Esse é um equívoco comum de muitas organizações.


O perfil comportamental do profissional deve ser avaliado. Este é um importante passo para a formação de um gestor: não que seja impossível desenvolver a liderança, mas para avaliar-se o quão trabalhoso será e em quais as habilidades deverá manter o foco, ou qual o passo a passo para o desenvolvimento do profissional como um gestor.


Após o autoconhecimento e a auto liderança, aprimoramento de técnicas de gestão de tempo, e delegação de tarefas, o profissional está apto a iniciar-se como líder.


Nesse contexto, é imprescindível exercitar o desprendimento.


Liderar é doar-se!

Sendo assim, o próximo passo é conhecer sua equipe, o perfil dos liderados e treiná-los, desenvolvê-los e incentivá-los a serem a melhor versão deles mesmos, e de igual modo manter a liderança, autoridade, o engajamento da equipe e suporte para esse desenvolvimento.


Complexo? Sim, desafiador, com certeza!


O autoconhecimento é desafiador, a partir dele você passa ao conhecimento do próximo, já que ao gestor cabe o entendimento de cada liderado, como cada um deles reage à pressão, como aprendem e como é possível fazer para extrair a sua melhor performance.

Acompanhe nossa série de artigos e vídeos sobre liderança para debatermos mais esse assunto.

 
 
 

Comments


Siga a gente:

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social

© 2020

bottom of page