Missão, visão e valores – A identidade da organização
- 19 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Você já deve ter escutado que seu escritório deve estabelecer a sua missão, visão e valores por ser uma boa estratégia de marketing, mas é só isso? Isso basta?
Definitivamente não!
Em que consistem essas definições e qual é a sua importância?
Esse tripé (missão, visão e valores) é o que define a identidade, a cultura de seu escritório, direcionando-o. Deve ser pensado e idealizado de acordo com a realidade do escritório de forma a refletir aos colaboradores, clientes e demais stakeholders quem é o seu escritório.
Com base nessas premissas o planejamento estratégico de longo prazo será trabalhado, bem como a atuação das pessoas naquela organização.
Quando os objetivos e regras são claros, a identidade se forma mais natural e verdadeiramente, contribuindo dessa forma para a cooperação e engajamento de toda a equipe e dirigentes.
Então, conceituando mais pontualmente temos:
Missão (quem sou eu)
A missão é a própria razão de ser do escritório. Uma declaração resumida e objetiva que representa o propósito e responsabilidade do escritório perante seus clientes. A que o escritório se dedicará? O que fará? Para quem?
Porque o (s) sócio (s) constituiu (constituíram) um escritório e o que enxerga(m) para os próximos 5 ou 15 anos? Com essa análise poderá (ão) formar a sua missão.
Visão (para onde vou)
A visão é o alvo almejado para o escritório.
Esse alvo deve ser possível e atingível, caso contrário é apenas uma fantasia. A missão deve ser colocada em uma frase, forte e inspiradora que transmita com exatidão a quem a leia o objetivo para o qual se trabalha.
A visão deve conter a inspiração para o direcionamento dos esforços e atitudes dos sócios e colaboradores do escritório.
Valores (quais as regras para o meu caminho)
São os princípios respeitados pelo escritório.
Os valores do escritório nortearão as atitudes e comportamentos de todas as pessoas dentro da organização. São os princípios mais importantes que sempre servirão de norte aos sócios e colaboradores na busca da missão e visão e no desempenho de suas atividades e responsabilidades.
E você, o que acha? Quer mostrar identidade ao seu escritório?
Comments