ESCOLHAS, APERFEIÇOAMENTO E MAIS ESCOLHAS
- Danielle Alves
- 2 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de out. de 2023
No mês do advogado trazemos algumas reflexões aos estudantes de Direito, aos advogados em início de carreira, e aproveitamos para estender aos demais operadores do Direito: Como direcionar sua carreira no Direito?
Na faculdade o estudante geralmente tem inúmeras ideias de carreira a seguir, e elas se modificam ao longo dos cinco anos do curso regular... Eu tinha um professor de Direito Penal que dizia: “vejo a maioria dos estudantes entrarem na faculdade Promotores de Direito e saírem Advogados de Defesa...”
Será? Fato é que quanto mais aprendemos mais chances temos de mudar de opinião, construir experiências e solidificar ou mesmo redirecionar a carreira.
Os bancos da faculdade de Direito nos mostram um leque de possibilidades, mas após a conclusão, experiências com estágios e outros empregos vão direcionando nossas carreiras que muitas vezes seguem o curso que a vida determina e não o indivíduo, como protagonista que deveria ser da sua carreira.
Por isso, não deixe a vida te levar, é importante traçar a sua trajetória, direcionando a carreira e as experiências para construir uma vida profissional que lhe satisfaça. E se a vontade é redirecionar a carreira, use as mesmas ferramentas, faça um plano de ação!
A falta do planejamento de carreira dá ensejo a diversos tropeços e frustrações, de modo que, quanto antes iniciar esse trabalho, mais direcionada será a sua escolha.
E como fazê-lo?
Autoconhecimento é uma premissa: entender o tipo de tarefa que te satisfaz, suas habilidades, sua missão ou propósito pessoal, onde você pretende chegar, ou seja, sua visão e quais valores são importantes na sua jornada.
Após, procure as possibilidades de carreira que mais lhe atraem considerando seus pontos fortes e sua visão, trilhe o caminho dos estudos e experiências, direcione-se aos seus objetivos e estabeleça metas.
É importante tornar seu objetivo tangível, só assim ele será real. Faça o seu plano de ação escrito, discuta as possibilidades com profissionais especializados e/ou pessoas de confiança. Avalie e reavalie e rota ou desvios.
O importante é conhecer o caminho e avaliar os equívocos para saná-los, tirar proveito deles e diagnosticar o mais brevemente possível a necessidade de mudanças no planejamento.
Se você resolveu fazer Direito para abrir um escritório, inicie com um plano de negócios, avalie as áreas de atuação, colha experiências, faça parcerias.
Se o seu objetivo é o concurso público, estude, avalie as possibilidades, para qual cargo pretende inscrever-se, o tempo necessário de estudo, como você vai se manter desde a preparação até a nomeação.
E são tantas as opções de carreira que o bacharel em Direito possui: Advogado colaborador ou empreendedor, Diplomata, Controller Jurídico, inúmeras carreiras públicas ou privadas, além do fato de que o conhecimento sobre as leis, cidadania e a base que o estudo jurídico lhe traz serve de suporte para tantas outras carreiras.
Você sabe porque resolveu fazer um curso de Direito? Está trilhando ou alcançou o objetivo traçado? Comente aqui:
Quer saber mais sobre gestão? Siga nossa página, assine a newsletter.
Comments