A NOVA ADVOCACIA – O TRABALHO NA FORMA HÍBRIDA
- Danielle Alves
- 17 de fev. de 2021
- 2 min de leitura
Na semana passada postei uma enquete no meu perfil do LinkedIn para saber como os advogados encaravam a volta ao trabalho após a pandemia.
Com a realidade que se apresenta algumas inovações tecnológicas vieram para ficar, e com elas o trabalho remoto.
E essa realidade traz muitas oportunidades:
Esvaziar as grandes cidades, já que é possível trabalhar de qualquer lugar do planeta;
Aproveitar o tempo de deslocamento nas grandes cidades com coisas mais construtivas e prazerosas;
Potencializar a qualidade de vidas das famílias e por ai vai...
Há também pontos negativos:
Falta de engajamento dos colaboradores ou de entrosamento nas equipes;
Comprometimento da gestão de tempo com sobrecarga de trabalho ou baixa produtividade;
Fragilidade das relações interpessoais e outros pontos negativos.
E temos ainda o meio termo, o trabalho híbrido (parte remoto e parte presencial). Essa foi a alternativa mais votada na enquete com 73% de posicionamento favorável, seguida pelo trabalho remoto (23%) e após o trabalho presencial (9%).
Note-se que podemos trazer o melhor de cada nova possibilidade, oportunizando o bem-estar aos colaboradores, a economia aos escritórios e empresas e até mesmo ao nosso planeta com a diminuição da poluição.
E para que essa experiência traga cada vez mais resultados, é preciso ajustar a forma de trabalhar.
A pandemia trouxe o trabalho remoto de forma desorganizada e urgente, ocasionando prejuízos ao mercado e aos colaboradores.
Pesquisas apontam aumento dos índices de depressão, síndrome de Burnout, escritórios relatam distanciamento das equipes e dificuldades para os líderes manterem a produtividade. A boa nótícia é que ao longo desse período muitas melhorias já foram trabalhadas, investimentos em tecnologias e revisão de custos.
Aprendeu-se que é possível trabalhar de forma padronizada e segura, de modo que as empresas tenham total ciência da sua operação, do funcionamento da sua estrutura de negócios.
Além disso, é possível trabalhar uma liderança engajadora e inspiradora, que olhe com empatia os colaboradores do seu time, treinando e gerando conexões.
Nesse período pude observar escritórios e empresas se transformando e times sendo construídos de forma totalmente remota, trabalhando e entregando resultados.
Vejo particularmente que essa é uma nova evolução pela qual passa a nossa sociedade e que podemos mais uma vez nos adaptar para vivermos muito melhor.
Comments